Está na hora de Desistir e Simplesmente se Aceitar como Você é?

Minha resposta: sim e não.

Se você está lutando contra a timidez ou a ansiedade social durante anos, então eu tenho certeza que você já teve alguns pensamentos depressivos.

Pensamentos como:

  • “E se a minha confiança nunca melhorar e eu acabar sendo esse cara quieto, tímido e desajeitado pelo resto da minha vida?”
  • “E se eu nunca me sentir confortável perto de uma garota e nunca conhecer uma namorada que me ame?
  • E se eu sempre for assombrado por esse medo, ansiedade e nervosismo... especialmente em torno de pessoas que eu mal conheço?”

E se você já teve algum desses pensamentos, então eu tenho certeza que você também pensou...

“Talvez eu deva aceitar que eu sou assim.”

Concordo com você, aceitar a si mesmo é importante.

Quando você não aceita a si mesmo, a timidez e a ansiedade social tornam-se dez vezes mais difícil de superar.

Porque quando você não está confortável consigo mesmo, é impossível que você fique confortável e relaxado perto de outras pessoas.

Enquanto você não aceitar a si mesmo, você vai sempre ficar ansioso e nervoso em torno de pessoas, e você não vai nem saber o porquê.

Você vai achar que é difícil se conectar verdadeiramente com as pessoas e fazer amizades.

E conseguir uma namorada vai ser uma GRANDE e difícil batalha. (Quando você não pode se abrir e você não pode “estar lá” para alguém, então que chance você tem?).

Por outro lado, quando você se aceita e está confortável consigo mesmo, coisas como a insegurança, auto-consciência e medo da rejeição desaparecem quase que instantaneamente.

Aceitação = Adeus Timidez/Ansiedade Social

As pessoas que se aceitam de forma profunda tendem a ser socialmente mais confiantes. Mesmo se elas não “merecem” ser assim.

Você já viu alguma pessoa estúpida, desinteressante, arrogante e que mesmo assim tem muita confiança em si mesma? (Se você já trabalhou em um call center ou em algum tipo de atendimento ao cliente, ou assistiu algum reality show, então eu tenho certeza que você já viu alguém assim.)

Esses dias eu estava assistindo uma entrevista de uma senhora que não sabia nada sobre o assunto e mesmo assim falou coisas sem nenhum sentido em rede nacional, e mesmo assim nada impediu ela de falar o que queria falar.

Então, a auto-aceitação e o conforto com você mesmo é a cura definitiva para problemas como a timidez e a ansiedade social.

Agora é aqui onde as pessoas entendem errado...

Se aceitar e desistir não são a mesma coisa

Muitos caras tímidos e socialmente ansiosos pensam que “se aceitar” é o mesmo que desistir.

Aquele velho pensamento de: “Ah, eu nasci assim e vou morrer assim”.

Eles pensam que se eles não têm uma namorada, eles devem “aceitar a si mesmos” e parar de tentar encontrar uma namorada.

Se eles não têm amigos, eles devem “aceitar a si mesmos” e parar de tentar conhecer novas pessoas.

Se eles não são confiantes, eles devem “aceitar a si mesmos” e parar de tentar fazer coisas que o fazem sair da sua zona de conforto.

Basicamente, eles acham que precisam desistir de tentar melhorar a si mesmos para parar de se sentirem mal sobre si mesmos.

Não cometa este mesmo erro.

O segredo que Carl Roger ensinou sobre a Confiança

vRogers

Em 2006, uma pergunta foi enviada para centenas de terapeutas. A pergunta era: “Ao longo dos últimos 25 anos, que figura mais influenciou o seu trabalho na terapia?”.

1982 de 2598 terapeutas responderam com o nome: “Carl Rogers.”

Carl Rogers foi um homem que mudou o nosso entendimento da terapia e psicologia. Minha citação favorita dele é:

“O curioso paradoxo é que quando eu me aceito como eu sou, só então eu posso mudar.” – Carl R. Rogers

Carl Rogers disse que, para uma pessoa “crescer”, ela precisa de um ambiente que lhe proporcione autenticidade (se abrir e revelar), aceitação (ser vista de uma forma positiva e incondicional) e empatia (ser ouvida e compreendida).

E ele também disse que se alguém não obter esse tipo de ambiente, então geralmente essa pessoa tem baixa auto-estima e confiança. Por isso, foi o trabalho do terapeuta dar a essas pessoas esse ambiente.

Basicamente, ele disse para se concentrar em fazer o cliente aceitar a si mesmo. E então, quando o cliente se aceitar, só então ele seria capaz de mudar.

Abandone quem você é... Para se tornar quem você foi destinado a ser.

Alguns dias atrás, eu estava assistindo a uma série com um amigo.

É uma serie nerd chamada “Doctor Who”, que esse meu amigo é um grande fã.

A série é sobre o “Doutor” que é um viajante do tempo. Ele viaja através do tempo em sua nave espacial em forma de uma caixa de polícia, salvando pessoas de alienígenas do mal.

E a cada 2-3 anos, o médico se regenera. Isso significa basicamente que o velho ator morre na série e ele é substituído por um novo ator. É como um renascimento para o “doutor” na série.

Então, no episódio que a gente estava assistindo, o médico acabou de se “regenerar” novamente. Mas, antes de morrer, ele fez um discurso bastante interessante. Ele disse uma frase que eu acho que realmente se aplica a pessoas que procuram superar a timidez e a ansiedade social.

Ele disse:

“Nós todos mudamos. Quando você pensa sobre isso, nós somos pessoas diferentes durante toda a nossa vida, nós estamos e uma constante mudança, e isso é ok. Você tem que se manter seguindo em frente, desde que você se lembre de quem você costumava ser.”

Pense em como essa citação pode se aplicar a você.

Aceite-se, mas não use a aceitação como uma desculpa para evitar o medo e o desconforto. Entenda que você pode mudar mais de sua personalidade do que você pensa... se você souber como fazer.

Deixa eu te mostrar exatamente o que fazer, passo a passo...

É por isso que eu criei o Timidez Dominada. Nele, eu vou te ensinar técnicas específicas que você pode usar para eliminar instantaneamente as suas inseguranças, autoconsciência e o nervosismo.

Você vai eliminar a energia quieta, desajeitada e nervosa que faz as pessoas te evitarem e ignorarem. Você vai conhecer pessoas que se sentem atraídas por você por conta de pequenas mudanças internas na forma que você se sente sobe si mesmo. Você finalmente vai ter pessoas que irão fazer um esforço pra falar com você, ser seu amigo ou amiga e te convidar pra sair.

Caso queira saber mais sobre o Timidez Dominada, clique aqui e assista ao vídeo que fiz especialmente pra você.