Conhecendo (e vencendo) a timidez

Você se acha supertímido e não sabe o que fazer para vencer a timidez? Em primeiro lugar, é preciso conhecer um pouco sobre o problema. Depois, você saberá como enfrentá-lo. Continue me acompanhando para vencer esse mal que te atormenta.

Não é uma doença

   Top-10-Most-Dangerous-Diseases-in-World

Entenda que timidez não é doença. Ela também não é um traço de sua personalidade, apesar de que você, com o passar do tempo, aprendeu a conviver com ela. É como aquela música chata, que todo mundo canta e que não para de tocar nas rádios. Quando você menos perceber, estará cantarolando a canção e ela não sai da sua cabeça. Você chega até a gostar dela.

Então, se a timidez não é doença, você não precisa consultar especialistas para superar o problema. Psicólogos, psiquiatras, terapeutas ou outros especialistas irão receitar medicamentos e fazer sessões em seus consultórios para que você consiga superar a timidez, mas isso não é necessário. Depois eu explico por quê.

Não é genética

dna-sequence-140604

Quando eu disse que timidez não é uma doença, nem um traço de personalidade, você provavelmente pensou que a situação fosse genética. Pois eu digo que não.

Ninguém possui em seu DNA um gene de timidez, isso não existe. O que está nos seus genes não pode ser mudado, como a cor dos seus olhos, por exemplo, e você pode, sim, vencer a timidez. Mas ela não vai embora sozinha.

Causas da timidez

Lonely

Não é doença, não é algo genético, não é um traço de personalidade, contudo é algo que você tem e deseja mudar. Mas, para superar a timidez, você precisa conhecer as suas causas. Sim, no plural, afinal, você pode ficar tímido por um ou mais motivos.

Pense no que pode ter causado essa característica em você: um trauma de infância; a forma como seus pais te criaram; a cultura da cidade onde você viveu ou vive. Porém, independente do motivo, você pode mudar. E vai, se quiser de verdade.

Você não é tímido

Como assim? Eu te procurei para que você me ajudasse a superar a timidez e você diz que eu não sou tímido! Não estou entendendo nada!

Calma, eu te explico. Timidez é um problema que aparece em algumas situações de ansiedade social. Você certamente não é tímido com seus pais, com os melhores amigos e com o parceiro, correto?

O certo é dizer que você FICA tímido em determinadas situações, mas não que você É tímido. Porque quem é alguma coisa, age assim o tempo todo. Por exemplo: eu sou falante; eu sou apaixonado por filmes, etc.

Por isso que eu digo que a timidez não é um traço de personalidade e não é algo que possa ser tratado com medicamentos ou terapias. Ela é um comportamento que você aprendeu a ter por conta das experiências e das situações que enfrentou.

Você não é tímido, você FICA tímido por conta de algo, mas poderá mudar a situação, pois também conhece o outro lado da moeda. E sabe como não ficar tímido é agradável.

A timidez é mutável

maintaining-your-personal-identity

Sorte sua que a timidez é algo mutável e você poderá mudar a situação a partir de hoje mesmo. Basta mudar o seu comportamento! Para superar a timidez, entenda que você poderá transformar a situação desagradável, de pânico, em algo cômodo, confortável para você.

Conversar com estranhos é motivo de suar as mãos, gaguejar ou ficar ruborizado? Você aprendeu a ser assim, agora terá que desaprender. Ou melhor, a aprender corretamente como se comportar diante dessa situação.

Não é algo permanente

Entenda que timidez não é algo permanente, ou seja, você pode (e deve) mudar a situação. E conseguirá superá-la com experiências novas, que substituirão situações onde você ficava tímido anteriormente.

Você não fica tímido perante as pessoas que ama e tem afinidade, mas fica tímido em algumas situações. Por que isto acontece?

Hipóteses da timidez

Vou citar algumas hipóteses, veja se elas se encaixam em você.

- Porque você tem baixa autoestima; não gosta do que vê no espelho; sente vergonha de sua aparência; é inseguro. A insegurança sempre anda de mãos dadas com a timidez, elas são melhores amigas. Quem se sente inseguro evita o contato com pessoas que não conhece ou tem pouca convivência porque não se sente confortável na presença delas.

Com isso, os inseguros não deixam que as pessoas os conheçam melhor, privando-os da oportunidade de notar suas qualidades. Eles não suportam a ideia de serem julgados pelos outros.

A insegurança e a timidez também podem estar acompanhadas de outros adjetivos pejorativos, todos relacionados à baixa autoestima. Quem fica tímido diante dos outros se acha chato, desinteressante, burro, estúpido, fracassado, etc.

- Você acredita que os outros são mais importantes do que você?Geralmente se sente inferiorizado ou desvalorizado quando está na frente de mulheres bonitas e atraentes? Acha que ela é muita areia para o seu caminhãozinho?

Você conseguirá superar a timidez se acreditar que é tão interessante quanto as outras pessoas. Os outros podem ser mais belos que você na aparência, mas com certeza todos nós temos qualidades muito valiosas. É só dar mais viagens que você dá conta.

- As pessoas que ficam tímidas em algumas situações normalmente fazem isso porque necessitam da necessidade de aprovação dos outros. Para que você entenda bem o quero dizer, verificando se o exemplo se encaixa em sua vida, pense em uma entrevista de emprego onde você está pleiteando a vaga.

Se você PRECISA do emprego desesperadamente, certamente estará muito nervoso. E isto é um perigo, pois provavelmente colocará os pés pelas mãos e fará ou dirá coisas que não seriam assim se estivesse calmo.

Porém, se você QUER a vaga, mas NÃO PRECISA dela com todas as suas forças, então estará relaxado e poderá responder calmamente às perguntas do entrevistador. Ficará chateado se não der certo, mas não se sentirá fracassado por ter falhado. O desejo por aprovação existe, mas não é uma necessidade.

Aonde eu quero chegar? Quem fica tímido com estranhos é como alguém que PRECISA do emprego desesperadamente. Essa pessoa ficará extremamente nervosa quando se encontrar com outros indivíduos e acabará falando ou fazendo coisas de que se arrependerá depois.

Mas, para agradar aos outros e ser aceito por eles, acreditou que agiu do modo correto. Os tímidos se preocupam demais com o que os outros pensam e não aproveitam o momento. E não aproveitam porque ficam o tempo todo cuidando de suas palavras, filtrando-as em seu cérebro desesperadamente.

- Você conseguirá superar a timidez se sair de sua zona de conforto. Mas, acontece que ela nem é tão confortável assim. Quem fica tímido em público é triste, solitário, vive em um mundo de tristeza e com muito receio de conhecer pessoas e possibilidades novas.

Essas pessoas não se dão uma chance de explorar o mundo e preferem se isolar no quarto, jogando videogame incessantemente, por exemplo, ou lendo um livro atrás do outro. E pior: acham que merecem ter essa vida tediosa porque nasceram assim e vão morrer exatamente assim, com essa característica (aparentemente) imutável.

Não se conforme

man-happy-1920-1200-people-men-women

Você com certeza se encaixou em algumas dessas hipóteses citadas acima (ou em todas). E agora?

Meu amigo, não se conforme com essa situação. Você agora sabe que timidez não é algo imutável e que você não é doente. Então, não foque no problema, mas sim, na solução. Você pode e irá mudar.

Deixa eu te mostrar exatamente o que fazer, passo a passo...

É por isso que eu criei o Timidez Dominada. Nele, eu vou te ensinar técnicas específicas que você pode usar para eliminar instantaneamente as suas inseguranças, autoconsciência e o nervosismo.

Você vai eliminar a energia quieta, desajeitada e nervosa que faz as pessoas te evitarem e ignorarem. Você vai conhecer pessoas que se sentem atraídas por você por conta de pequenas mudanças internas na forma que você se sente sobe si mesmo. Você finalmente vai ter pessoas que irão fazer um esforço pra falar com você, ser seu amigo ou amiga e te convidar pra sair.

Caso queira saber mais sobre o Timidez Dominada, clique aqui e assista ao vídeo que fiz especialmente pra você.